LITERATURA
Foto: Aluísio de Souza
Escritor homenageado da 7ª FLIPassos tem obras em 18 antologias
Reportagem: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
19/08/2023
A 7ª Feira Literária de Passos, a FLIPassos, acontece na próxima semana em Passos, e o homenageado desta edição, o escritor, jornalista e professor José dos Reis Santos, 61 anos, teve seus contos, crônicas e poemas publicados em 18 antologias nacionais e internacionais. Com o tema "Gente Nossa", o evento da Prefeitura de Passos ocorre de 21 a 25 de agosto na praça Geraldo da Silva Maia (do Rosário), com boa programação e atividades gratuitas para os amantes da literatura.
Com olhar e escrita refinada e estilo modernista, José Reis ficou surpreso com a homenagem nesta edição da feira literária. "Recebi com surpresa porque não tenho livro solo publicado, mas muitas participações em antologias. A literatura representa luz na minha vida e, até digo, é um alimento no meu dia a dia. Estou muito emocionado com todas as homenagens recebidas nos últimos dias, principalmente nas escolas e dos alunos", diz o escritor, que se dedica a produzir poemas, crônicas e contos, além de experimentações com o cordel, sonetos e hai-kai, um subgênero literário japonês de caráter lírico.
Modéstia à parte, o escritor, no entanto, possui um relevante trabalho literário, passeando por vários gêneros e colocando suas produções à prova em concursos desde 2004. Até hoje, já houve a participação em cerca de 150 deles, com resultados muito positivos, seja com premiação, menção honrosa ou seleção (veja vídeo abaixo que o Noticiar.net fez com escritor).
Só em 2023, ele já foi selecionado em quatro concursos em várias categorias. O mais recente foi divulgado em agosto, no 46º Concurso Literário Felippe D'Oliveira, de Santa Maria (RS), com a crônica "Uma música por cinco reais e um cachorro feliz", que recebeu menção honrosa. Nesse, o escritor concorreu com mais de 1.200 obras inscritas de autores de 25 Estados brasileiros e do Distrito Federal.
Em julho, saiu o livro "Micros, Uai!", em nível estadual, com três microcontos de José Reis, juntamente com outros dois escritores passenses, Alexandre Brandão e Alexandre Marino, e outros selecionados do Brasil.
Já em maio, seu poema "Navegantes do presente" integrou a Coletânea de Poetas Brasileiros, enquanto em março, a crônica "Geração conectada" foi publicada na Coletânea de Cronistas Contemporâneos 2023, ambas da Editora Persona (PR).
As primeiras premiações vieram em 2004 com dois contos. Depois, o autor não parou mais de participar e ganhar concursos, com destaque para:
* Concurso Nacional de Contos Paulo Leminski (PR, 2004): 1º lugar com o conto "Contador de Mentira"
* Concurso de Contos da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) (MG, 2004): 1º lugar com o conto "O grande escritor"
* Concurso Nacional de Crônica Florestan Fernandes na Feira Literária de Ribeirão Preto (SP, 2013): 3º lugar com "Uma crônica para Alice"
* Concurso Internacional Natureza de Portugal (2017): selecionado com o conto "Filha única"
* Concurso Internacional Vicente Cardoso (RS, 2017): 2º lugar com o conto "O elo perdido"
* Concurso Nacional Literário e de Imagens do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (MG, 2020): 1º lugar com a crônica "Motivos para perder o sono"
* 16º Concurso Nacional Literário Mário Quintana (RS, 2020): menção honrosa com o conto "Na verdade, era fake"
* Concurso Internacional Nature de Portugal (2021): 3º lugar com o poema "O Senhor das Palavras e o Jardineiro", tendo como tema o meio ambiente. Obra trilíngue publicada em português, inglês e romeno
Capa de Micros, Uai!, antologia mais recente com três microcontos de José Reis / Reprodução
Atualmente, a média de participação de José Reis em concursos é de 10 a 12 a cada ano. "Quando iniciei, gostava muito de escrever contos e poemas, mas, hoje, me encantei em produzir crônicas, embora eu esteja numa fase de apreciar poemas infantis por causa da minha neta de 10 anos", conta o professor, lembrando que seis poemas de sua autoria são temas de trabalho nas escolas municipais e Cemeis de Passos.
Para a literatura moderna e inteligente que escreve, Zé Reis se inspira no prório cotidiano. Pessoas e fatos do dia a dia dão vida às crônicas. As histórias mineiras são relatadas nos contos. Os poemas têm seu lado romântico, embora o escritor também se dedique a escrever sobre a natureza, meio ambiente e temas sociais neste gênero.
O dom com a literatura acompanha José Reis desde criança, quando iniciou seus estudos e percebeu sua facilidade com a língua portuguesa. Em 1979, começou sua carreira como jornalista em Passos, atuando como repórter em jornais e rádios da cidade.
A leitura sempre foi um hábito, sendo um leitor eclético dos escritores brasileiros e portugueses, como o clássico Machado de Assis (1839-1908), o realista Eça de Queiroz (1845-1900), o intimista Fernando Pessoa (1888-1935), o eterno poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), a didática Cecília Meirelles (1901-1964) e a modernidade de Luís Fernando Veríssimo e de Marco Tulio Costa, o qual também já foi homenageado na 3ª FLIPassos.
Também costuma dedicar horas para ler artigos e obras de pensadores importantes para a literatura mundial, como o educador Paulo Freire (1921-1997) e o crítico Noam Chomsky, considerado um dos maiores linguistas da atualidade.
Entre 2002 e 2005, cursou Faculdade de Letras na Uemg, período que começou a participar de concursos literários por incentivo do escritor Marco Túlio Costa. Depois de ministrar aulas em várias escolas da cidade, hoje é professor de língua portuguesa e redação na E.E. São José para ensino fundamental e médio.
José Reis ainda possui duas pós-graduações: Ensino de Português, Redação e literatura (2009) e Mídias na Educação (2015), pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Produziu pesquisas e artigos acadêmicos, como o "Uso de mídias para ensino de gêneros textuais".
Paralelamente, o professor dá aulas particulares no seu curso de português e redação em Passos, incentivando muitos alunos talentosos a investirem em seu dom, sendo que alguns já foram selecionados em concursos nacionais.
SERVIÇO
7ª Feira Literária de Passos (FLIPassos), no Sul de Minas, acontece de 21 a 25 de agosto, na praça Geraldo da Silva Maia, com atividades gratuitas durante todos os dias. Abertura oficial acontece às 19h desta seguda-feira, seguido de show com o cantor Zé Geraldo. Confira programação completa no link.
VEJA MAIS