HISTÓRIA
Prédio da Prefeitura de Passos ganha pintura nova; saiba história da obra modernista
Reportagem e fotos: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
12/11/2023
O prédio da Prefeitura de Passos está de cara nova com a pintura da fachada, entregue esta semana pela administração do prefeito Diego Oliveira, neste ano quando se comemorou 50 anos de inauguração da construção no mês de janeiro. Aproveitando a revitalização desta importante obra, o Noticiar.net resgatou fatos históricos e curiosidades deste marco arquitetônico da cidade, que merece ser preservado pelo poder público e admirado pela população.
O prédio, que fica bem em frente à praça Geraldo da Silva Maia (do Rosário), possui arquitetura moderna, construído em linhas retas, típico das construções da época dos anos 60 no Brasil. Toda a construção agora ostenta pintura na cor branca, substituindo a tonalidade azul claro que era presente nas laterais. Já o azul escuro da escada em espiral, que dá acesso aos pavimentos superiores, recebeu um cinza esverdeado.
Conforme informações no site da prefeitura, o prédio também passou por uma revitalização geral, sendo trocado telhado, pintura dos ambientes internos e externos, manutenção elétrica e compra de mobiliários. Já o balcão da recepção, no andar 2, foi repensado para atender o público, enquanto as salas foram equipadas com novas cortinas e ar condicionado.
Outras melhorias estão planejadas para o prédio como informou a prefeitura, como a troca de janelas, pisos e sistema de prevenção e combate a incêndios. De acordo com a administração, o local estava precisando de uma boa revitalização há decadas.
Veja abaixo curiosidades históricas que o Noticiar.net pesquisou sobre a obra de construção do Paço Municipal, que é a sede do executivo passense e onde ainda são decididas as principais medidas políticas da cidade.
Articulação
Desde a década de 1960, os políticos passenses já se articulavam para a construção da sede própria da Prefeitura de Passos, que até então atuava em imóveis alugados. Em 1966, o tema aparece nas atas da Câmara de Vereadores de Passos, que também apoiou a obra, pois teria um espaço exclusivo do legislativo no Paço Municipal.
Nas primeiras sessões de 1966,na gestão do prefeito José Pereira Reis, os vereadores se empenharam para ajudar na construção do tão sonhado Paço Municipal. Executivo e legislativo se uniram para conversar com o bispo de Guaxupé sobre um lote pertencente à paróquia do Senhor Bom Jesus dos Passos em frente à Praça Geraldo da Silva Maia (do Rosário), bem no centro da cidade.
Terreno adquirido pelo executivo para construção do Paço Municipal, no centro de Passos / Reprodução Redes Sociais
Naquele terreno ficava a antiga igreja de Nossa Senhora do Rosário, que foi demolida anos antes devido à deterioração do templo. Uma comissão formada por dois vereadores e o prefeito visitaram o bispo e, com rapidez, o Projeto de Lei (PL) que autorizava a prefeitura adquirir a área entrou na ordem do dia aos 28 de março de 1966. Após tramitação, a matéria foi aprovada logo, em sessão extraordinária de 13 de abril.
Igreja N.S. Rosário ficava no terreno onde se construiu sede da prefeitura / Reprodução Redes Sociais
Confome a Lei nº 695/66, a Câmara autorizou o poder executivo a adquirir terreno de de 780m² da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Passos para construção do prédio da Prefeitura de Passos pelo preço de 16 milhões de cruzeiros. Depois de 2 anos, a Lei nº 790/68 já dispõe sobre abertura de crédito especial no valor de 85 mil cruzeiros novos para início da obra (veja reprodução das leis abaixo que se encontram na Câmara de Passos; amplie para ler o texto):
Projeto arquitetônico
No primeiro semestre de 1968, um dos principais objetivos da gestão do prefeito José Figueiredo (1913-1999) era a construção da sede da prefeitura. O PL foi apresentado no início de julho, com a Câmara aprovando a obra, mesmo a matéria sendo muito criticada na tramitação. A oposição alertava que seria preciso anulação de três dotações orçamentárias e a mutilação do plano trienal para se construir a sede administrativa.
O projeto arquitetônico era de um jovem arquiteto, Paulo Pimenta, que ganhou fama com várias obras na cidade, como a antiga Faculdade de Ensino Superior de Passos (Fesp), hoje Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), além de vários prédios e residências particulares. Ele faleceu em dezembro de 2000 vítima de um trágico homicídio em seu apartamento, que ficava na esquina do prédio da prefeitura.
Pimenta se inspirou na arquitetura moderna propagada nos anos de 1960, tendo como sua principal figura no Brasil o renomado Oscar Niemeyer (1907-2012), usando linhas retas e privilegiando a simplicidade, sem ser simplória, e livre de ornamentações.
Seguindo essa linha moderna, Pimenta pensou o prédio da Prefeitura de Passos construído em três pavimentos totalizando cerca de 2 mil m², com janelas em fita nas laterais, aproveitando a luz natural, e um grande painel na frente que parece estar suspenso por sete colunas na horizontal. Com destinação exclusiva para a função administrativa e atendimento público, a obra se estruturou dentro dos princípios modernistas de racionalidade e funcionalidade.
Na fachada principal, as retas só são quebradas unicamente pela escada em espiral que leva aos andares dois e três. Nas laterais, foram construídos grandes corredores para facilitar a circulação dos funcionários e da população.
Na lateral direita, destaque para o detalhe de repartições em fileiras junto às janelas. A obra também possibilitou duas entradas, sendo a principal pela Praça do Rosário e a outra, com rampa, pela rua Elvira Silveira Coimbra. Essas características foram mantidas até hoje.
Grande painel frontal parece estar suspenso pelas colunas horizontais
Detalhe da escada em espiral, com placa de 1968/72
Detalhe da lateral direita, com repartições em fileira
A inauguração
Em dezembro de 1972, mesmo com a obra inacabada a cidade e os dois poderes se preparavam para, finalmente, inaugurar o Paço Municipal. No entanto, 1973 chegou com a tão esperada inauguração, mas a construção ainda não estava finalizada, como informam atas da Câmara de Passos.
A inauguração oficial do moderno prédio da prefeitura ocorreu só em 21 de janeiro de 1973, depois do trabalho de três prefeitos responsáveis pela grande obra pública : José Pereira Reis, que adquiriu o terreno; José Figueiredo, o qual iniciou as obras; e Antonio Pedro Patti, que finalizou a construção.
Já o legislativo teve que esperar por mais seis meses para ocupar o terceiro pavimento destinado à Câmara Municipal. Fato curioso ocorreu em 29 de janeiro, quando nove vereadores da Arena e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), incluindo a presidência da Casa, chegaram a realizar uma sessão ordinária no novo prédio numa tentativa de ocupar o espaço, mas viu-se que não havia condição estrutural e técnica de permanência no local.
A ocupação definitiva do poder legislativo no moderno prédio da prefeitura aconteceu na noite de dia 31 de julho. Na ocasião, os vereadores também promoveram a primeira homenagem na nova casa, pois entregaram mais uma de suas honrarias, o título de Trabalhador do Ano. Esta foi a pioneira reunião no espaço dedicado exclusivamente para o legislativo depois de 125 anos de sua instalação na então Vila do Senhor Bom Jesus dos Passos.
Dias atuais
Com o passar dos anos, o executivo dividiu espaço com o legislativo e ofereceu vários serviços públicos no prédio, incluindo a Biblioteca Municipal, que funcionou um bom período no primeiro pavimento antes de ganhar seu próprio espaço na Casa da Cultura, construída na década de 1980.
O prédio só passou a funcionar exclusivamente para os serviços da prefeitura após a inaguração da Câmara Municipal, no bairro Coimbras, em dezembro de 2000.
Compare: prédio da prefeitura em 1973 (Reprodução Redes Sociais) e em 2020
Depois de 50 anos, o prédio da prefeitura não é só referência política, sendo palco de grandes comemorações, eventos culturais e de manifestações populares, mas também um marco arquitetônico da cidade.
Atualmente, nem todas as secretarias municipais funcionam no prédio histórico. Estão lá:
*Gabinete
* Secretaria de Planejamento
*Secretaria de Administração
*Secretaria da Fazenda
*Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
*Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento
VEJA MAIS