top of page

SOCIAL

Divulgação

Screenshot_20240615-121449_Instagram.jpg

Saiba como a Cufa Passos vai trabalhar nas periferias

Texto: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
16/06/2024

whats-logo.png

Como em outras cidades do Brasil, Passos já tem atuação da Central Única das Favelas (Cufa), dando voz para as pessoas que moram na periferia da cidade sendo, na maioria das vezes, marginalizadas pela sociedade. Oficialmente, a organização começou seus trabalhos em abril, prometendo promover uma série de ações sociais para melhorar a vida desse público no município. 
 

A movimentação para trazer a Cufa à cidade, no entanto, acontece há mais de 2 anos, como explica o líder do movimento em Passos, Reinaldo Alves de Barros. "Já estamos providenciando parcerias e eventos para atender as periferias, chegando a um público marginalizado e , muitas vezes, invísivel. Em Passos, não há favelas, mas temos muitas periferias", explica o empreendedor e produtor cultural. 

Cerca de 10 pessoas estão envolvidas com a organização da Cufa Passos. Conforme ele, a primeira ação da central foi mapear os bairros periféricos, que se caracterizam por poucas infraestrutura e visibilidade de ações sociais.   
 

"Mapeamos sete periferias em Passos, sendo as principais nos bairros das Cohabs, Novo Horizonte e Coimbras. São bairros com dificuldade de acessos à mobilidade urbana, cultura, educação, esporte e lazer", diz Reinaldo. "Devemos atingir cerca de 30 mil pessoas, principalmente adolescentes e jovens, dando melhor oportunidade para estas pessoas. Neste mês, já promovemos o evento Empreender é Ressignificar no Mercadão de Passos com palestras de capacitação com bom público".


No vídeo abaixo, o líder do movimento explica mais como vai funcionar a Cufa Passos: 

Para iniciar os trabalhos, a Cufa Passos vai implantar os quatro principais projetos da central na cidade nos próximos meses: 
*Show da Cufa, com ações sociais e mobilização de artistas
*Taça das Favelas, que vai articular um time de futebol masculino e feminino de Passos para disputar a competição em outras cidades do Brasil; hoje, o campeonato tem repercussão nacional com equipes de vários Estados 
*ExpoFavela, que incentiva o empreendedorismo nas periferias
*Criar a sede da Cufa Passos 

Reinaldo também lembrou que o trabalho da Cufa é ligado a outros movimentos sociais importantes, como LGBTQ+, população negra, do hip-hop e folclore da cidade. 


"Estamos sempre conversando com a Cufa BH para colocar essas ações em prática na nossa cidade", afirma Reinaldo. "Acredito que a população de Passos já está mais aberta  e recebendo melhor a movimentação de grupos, das periferias e pessoas marginalizadas. A tendência é ganhar mais espaço como novas parcerias com o poder púbico, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSul de Minas), Sebrae, dentre outras", completa.

Nos últimos anos, ele e equipe já organizaram vários eventos ligados à causa, como a Feira Afro, que completa a quarta edição em novembro de 2024, palestras de conscientização sobre racismo e as batalhas de hip-hop, que acontecem duas vez/mês nas praças públicas de Passos. 

SERVIÇO
Cufa Passos, em Passos (MG
). Informações sobre o trabalho, parcerias e voluntariado no @cufapassos

fabiano.jpg

VEJA MAIS

maquinas2.jpg
coletivos.png
bottom of page