Fotos: Divulgação
TURISMO
Veja detalhes dos 3 parques temáticos do Cataguá
Reportagem e edição: Keuly Vianney
n.noticiar@gmail.com
13/08/2022
Mais um grande atrativo turístico para a região de Capitólio foi anunciado: trata-se do empreendimento Cataguá, que vai complementar a estrutura onde funciona atualmente o Parque Mirante dos Canyons. O Noticiar.net mostra alguns detalhes de como ficará o local dos três parques temáticos depois de prontos no complexo, que deve ser construído num prazo estimado de quatro anos.
Os números do empreendimento de Jorge Abukater e João Victor Queiroz Karan são ambiciosos, pois eles vão implantar em Capitólio um dos maiores projetos turísticos de Minas Gerais, prometendo o uso sustentável do Lago de Furnas e do Mar de Minas. No projeto, está prevista a construção dos três parques temáticos numa área de 150 mil m² e um resort 5 estrelas, totalizando um investimento de R$ 350 milhões e com mais de 80% de área preservada.
Veja abaixo as informações divulgadas até agora sobre os três parques temáticos: o Tuná Parque Aquático, que ainda será construído; Parque Mirante dos Canyons, o qual está em funcionamento e o Noticiar.net já visitou (leia reportagem aqui); e Pauá Parque de Aventura, que também já opera com alguns atrativos.
Tuná Parque Aquático
A estrutura do Tuná Parque Aquático vai seguir o padrão internacional, incluindo modelos da Disney World e da Universal Studios, dos Estados Unidos, além de se intitular o maior parque aquático de Minas Gerais, algo inédito na região. Estão previstas a instalaçãoo de piscinas de ondas artificiais, rio lento com boias e um bar aquático.
Um dos principais atrativos é o Tuná Race, um grande toboágua só visto nos grande parques aquáticos do Brasil, como o famoso Beach Park, de Fortaleza (CE), e brinquedos já existentes no Blizzard Beach, da Disney, e o Volcano Bay, da Universal.
A diversão é para todas as idades e públicos, incluindo para família, como no caso de brinquedos infantis, que serão integrados ao conjunto de piscinas do parque. Confira abaixo fotos de como ficará o espaço:
Área dos brinquedos e baby kids, onde serão instalados atrações de padrão internacional
Toboágua gigante é um dos brinquedos para todos os públicos
Rio lento com uso de boias para relaxar será uma das atrações do parque
Piscina com ondas e bar aquático (direita) complementam atrativos do parque, de frente para Mar de Minas
Parque Mirante dos Canyons
O Parque Mirante dos Canyons funciona desde o ano passado, integrando turismo de aventura e contemplação, principalmente os dois mirantes - o Clássico que oferece fotos instagramáveis dos cânions de Capitólio difundidas nas redes sociais, e o Escondido, no qual o visitante fica de frente para os paredões rochosos numa plataforma vazada.
Ainda aproveitando a contemplação da vista, o espaço une o Cerrado em meio às trilhas de vegetação nativa e piscinas naturais. Destaque para o restaurante suspenso com deck para o mirante Clássico e os cânions. Ainda há passeio de lancha com visita aos principais atrativos do Mar de Minas, com agendamento prévio.
Mirante Escondido com plataforma vazada, onde turista fica de frente com os cânions / Foto: Aluísio de Souza
Stand up Paddle será disponibilizado em breve no parque de aventura Pauá
Pauá Parque de Aventura
No Pauá Parque de Aventura, constam do projeto atividades na água, na terra e no ar. Em breve, devem ser implantados plataforma de rapel, stand up paddle e passeios de caiaque no Mar de Minas junto às atrações já em funcionamento para os aventureiros: circuito de tirolesa com mais de 100m de altura em cima dos cânions e a Ponte Pênsil a 40m de altura e 100m de comprimento. O canionismo só é realizado em horários agendados.
Visitante na tirolesa de 100m, que já está pleno funcionamento no Pauá / Foto: Aluísio de Souza
Resort Cataguá
O empreendimento turístico prevê a construção de um resort 5 estrelas, abrindo atuação também em hotelaria associado às atividades dos três parques temáticos. Quem se hospedar no local, terá acesso a um clube e orla de esportes de 3km no entorno da água.
Os empresários, no entanto, não informaram o número de quartos e nem a capacidade de atendimento de hóspedes. O nome do complexo remete aos índios cataguases, que habitaram a região no passado.
Resort terá padrão 5 estrelas; número de quartos ainda foi divulgado
VEJA MAIS